• Sheylli Caleffi

treinamentos de comunicação e oratória

Falar em público presencialmente ou online é uma grande oportunidade, aproveite bem!

Aqui tem um compilado de informações sobre treinamento de oratória e comunicação além de vários vídeos e podcasts com dicas práticas!

Grande plateia assistindo a uma apresentação
Photo by Samuel Pereira on Unsplash

Será que eu preciso treinar minha oratória?

Você já se deparou com alguma dessas situações? Como se sentiu?

  • Precisamos que você represente a empresa amanhã na reunião com parceiros;

  • Você foi convidado para dar uma palestra estilo TED;

  • Recebeu uma promoção e percebe que a maneira de comunicar que te trouxe até aqui na empresa não é a mesma que precisa agora com seus novos pares e equipe;

  • Percebe que as pessoas não conseguem acompanhar o que você diz, gostaria de engajar mais. Em uma reunião, gostaria que elas prestassem mais atenção às suas ideias;

  • Precisa gravar um vídeo de apresentação de um produto pra encaminhar pros investidores;

  • Você precisa convencer a plateia de que o trabalho desenvolvido por você (ou sua equipe e a instituição que representa) é confiável;

  • Sua equipe está muito dispersa e não entrega os resultados, e você precisa conversar com eles!


Será que estão me compreendendo? Pra essa dúvida, podemos criar Perguntas de verificação, que é o assunto do vídeo a seguir. 

No episódio "Os caminhos práticos para uma comunicação assertiva e inovadora" do podcast Arte de Inspirar, compartilho dicas para engajar a audiência. Para ouvir, é só clicar na imagem abaixo!

Pois é, essas situações podem causar nervosismo em muita gente. Comunicação é sobre aproveitar e criar oportunidades. Há 20 anos eu treino pessoas que têm questões como essas, atendendo individualmente e em empresas.


Muitas pessoas que me procuram não têm dificuldade de falar em público, a questão pra elas é aproveitar essas oportunidades da melhor forma pra alcançarem seus resultados. E estão corretas!


No vídeo "Os três pilares da comunicação hoje" dou três dicas pra aproveitar a oportunidade de comunicar: resiliência, treino e colaboração! 

"Uma boa comunicação não é sobre ser extrovertido ou alegrar a audiência, é sobre alcançar resultados. Chegar a um lugar desejado ou mesmo construir junto com seus interlocutores algumas soluções e acordos."

No episódio do VTcast a seguir fui convidada para dar dicas de como fazer apresentações marcantes e como vencer o medo de falar em público. Clicando na imagem abaixo você pode ouvir o episódio!

Quanto mais alto o cargo e a responsabilidade de alguém em uma empresa, mais suas palavras tem impacto no negócio. Mais você será ouvida e mais oportunidades conseguirá construir como porta voz. A consciência da importância do treino cresce com a maturidade.


Já repararam como muitas e muitos CEOs gostam de esportes radicais? Não é por acaso, essas pessoas amam o risco porque sabem que ele faz parte do jogo. Mas também sabem que nosso improviso é tão bom quanto nosso treino. Se você quer vencer uma maratona pode estudar e treinar sozinho ou contratar alguém que trabalhe com você nesse objetivo. As duas coisas funcionam dependendo de sua personalidade, tempo, possibilidade de investimento… fato é que as duas exigem treino.



No episódio abaixo de Diálogos FDC, tem muitas dicas bacanas sobre como permitir e utilizar a criatividade no ambiente corporativo. Para ouvir, é só clicar na imagem!

Existe muito material online que pode colaborar pra que você estruture sua fala e apresentação e também existem pessoas como eu, especializadas em contribuir com esses desafios.


Gosto de dividir qualquer tipo de apresentação em 3 partes. São elas: Conteúdo, Formato e Performance de quem apresenta. Você certamente se destaca em uma delas e a chave pra desenvolver suas habilidades está em compreender isso e traçar uma estratégia:


"Ou você aprimora o que não é bom ou se torna espetacular no que já faz bem ao ponto de suas fraquezas não importarem."

Lives botam medo em muita gente, pega as dicas do vídeo abaixo

Conteúdo é o coração da mensagem, suas ideias e argumentos. Muitas vezes a ideia não é nova mas sua argumentação sim. Estou falando aqui da especialidade, do domínio de um conceito.

Formato é a ordem das informações — a embalagem — que nesse caso altera e muito o produto. Temos no mercado de apresentações os Designers Instrucionais ou Gestores de Conteúdo, especialistas em organizar essa estrutura.

Já a Performance está relacionada a sua voz, postura, ritmo, movimentação, marca pessoal, ao conjunto que forma o seu carisma — vendedores são muito hábeis nesse aspecto!



Dicas em vídeo para melhorar a performance: 1 — Leia em Voz Alta 2 — Decore algo pra treinar e faça exercícios físicos ates de começar


Fui professora na Universidade Sulamericana de Cinema e TV do Paraná e na Faculdade de Artes do Paraná nas cadeiras de direção de atores, improviso, direção de teatro e atuação. Se você trabalha com essas profissões pode se interessar pelo episódio abaixo do podcast Laboratório de Cinema, onde fui entrevistada por uma ex-aluna sobre a preparação de elenco.

Qual desafio você quer trabalhar?

Aqui relaciono as principais necessidades descritas por meus clientes nas palavras deles:


  1. Aumentar minha reputação através da comunicação;

  2. Trabalhar insegurança e timidez;

  3. Começar a fazer vídeos;

  4. Me vender melhor

  5. Vender melhor um produto ou serviço;

  6. Preparar um curso ou experiência de aprendizagem;

  7. Começar a dar aulas;

  8. Criar um curso on-line;


Depoimentos dos alunos do curso de interpretação para vídeo: "Revelando quem eu Soul" em parceria com Pedro Céu  e com produção de Greice Parnow em 2016

9. Facilitar ou moderar um workshop, conversa ou curso. Facilitadores de aprendizagem ou moderadores são pessoas que aplicam cursos (mesmo fora de sua especialidade). É sobre conduzir um encontro ou dinâmica (as vezes com mais de mil pessoas) aproveitando ao máximo a inteligência do grupo;

10. Preparar uma palestra ou apresentação;

11. Organizar/estruturar melhor minhas falas e argumentação;

12. Postura de palco;

13. Oratória – interpretação, ritmo e voz: entonação, modulação, articulação;

14. Engajar mais minha audiência;


Dicas preciosas pra quem está começando seus vídeos: O vídeo a seguir é de uma live onde respondi perguntas frequentes sobre comunicação em vídeos.

15. Melhorar minha comunicação com equipe, pares ou líderes;

16. Alinhar a comunicação entre os sócios da minha empresa. Temos diferentes backgrounds e agora precisamos de uma comunicação consistente como porta vozes;

17. Melhorar meu storytelling;


O Storytelling está em tudo e nunca é demais aprender sobre a arte de conectar através das histórias. 

18. Construir um personagem para filme, teatro ou televisão;

19. Trabalho com política e preciso me comunicar com eleitores;

20. Fazer um podcast;


Precisamos pensar nossos negócios de forma artística e prática. Esse é um guia para iniciantes no podcast cuidarem de seus orçamentos. Para acessá-lo é só clicar na imagem abaixo!

21. Atualizar meu discurso de acordo com a cultura do momento, o Espírito do tempo (Zeitgeist). Especialmente pra quem fala com público jovem;

22. Melhorar a comunicação com minha família, irmãos, pais, filhos ou no meu relacionamento amoroso;

23. Fazer aulas em vídeo para ensino remoto.


Se você trabalha com educação e também precisou ou ainda precisa dar aulas remotas, o vídeo abaixo pode te ajudar! Ele faz parte do projeto Educação em Rede com a Nova Escola, do qual fui idealizadora e mestre de cerimônias.


Toda a lista pode ser trabalhada com treino, considerando os recursos e tempo disponíveis!


Algumas marcas atendidas: Santander, Endeavor, Ambev, Edenred, Latam, Fundação Dom Cabral, Nova Escola, Globo, Prazerela, Bradesco, Itaú, Avante, Adventures, Programa Elas de liderança feminina, Agencia Boa.


Quem treina, joga!

Dizem que "Quem treina, joga!" Eu concordo. Se precisar de uma força pra esses treinos, conte comigo! contato@sheylli.com.br



Abaixo mais conteúdos que podem te interessar:

Muitas vezes o problema não é o que você quer falar, mas o que está tentando esconder.  Quantos clientes já atendi que chegaram a essa conclusão! Fiz uma postagem aqui no blog sobre asse assunto. Para ler é só clicar na imagem abaixo.

Dicas pra fazer vídeos e lives com o que você tem em casa! As vezes um detalhe pequeno como a altura do seu note ou o enquadramento já pode fazer a diferença pra conexão com a audiência. Dê uma olhada nessas dicas!