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VULNERABILIDADE É A CHAVE

Atualizado: 29 de out. de 2021

Vou dividir aqui uma maneira que considero muito eficiente pra construir sua apresentação, post, fala...




Pense em que sentimento quer provocar na audiência.

Onde vocês precisam chegar juntos emocionalmente pra compreensão ou exploração do tema? As vezes é mais de um. Quando desenho uma experiência busco criar um mapa dos sentimentos como aprendi com a RITO. Os sentimentos pelos quais a pessoa passa durante o evento. Podemos utilizar pra organização de qualquer interação com uma audiência seja ela grande ou pequena - 1 pra 1.



Se conecte com esse sentimento dentro de você.

E escreva a partir daí, considerando também suas reações emocionais ao tema, como ele te afeta, o que você já tem construído sobre isso, suas memórias e experiências


Se estique!

busque se esticar racional e emocionalmente pra perceber que sentimentos já existem na audiência sobre o assunto em questão. Permita que tudo isso esteja no seu conteúdo - empatia aqui é se expandir pra contemplar também o que os outros possivelmente pensam e sentem


Faça uma chuvarada

uma boa dica é começar com uma chuvarada de ideias. pense no assunto e liste mentalmente ou no papel tudo o que vc sente e sabe a respeito, sem muito filtro, pra perceber o que vem primeiro a sua mente. O que é mais superficial ou óbvio e o que é mais complexo. Suas certezas e suas dúvidas.


Depois de ver o que vc já sabe e pensa a respeito, investigue a necessidade de pesquisar pra confirmar algo ou acrescentar uma informação.


Pense em você e tudo isso.

Por que isso te interessa? Quando pensou a respeito? Que conexão pessoal vc tem com esse conteúdo? Porque você chegou nessa conclusão?


Se mostre na escrita, o humano, que tem opiniões, desafios, medos, que erra. Poucas pessoas querem ouvir um discurso institucional ou impessoal hoje. Mesmo as marcas buscam se parecer com pessoas na comunicação (criando personas).


Aí a vulnerabilidade é a chave.


Quando você monta tudo com a cabeça vai chegar na cabeça da audiência. Quando seu coração é envolvido no processo o resultado pulsa! Esses compassos - seu e da audiência - costumam se conectar!


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